Saiba o que o Tor Browser pode fazer para proteger a sua privacidade e anonimato
Como transferir o Tor Browser
Instalar o Tor Browser
Saiba como utilizar o Tor Browser pela primeira vez
How Tor Browser mitigates browser fingerprinting
O que fazer se a rede Tor estiver bloqueada
A maior parte dos transportes plugáveis, como obfs4, dependem no uso de um tipo de retransmissor chamado "ponte"
Saiba como controlar a informação de identificação pessoal no Tor Browser
Serviços que estão apenas acessíveis utilizando o Tor
Saiba como proteger os seus dados utilizando o Tor Browser e HTTPS
Configurar o Tor Browser para segurança e usabilidade
What to do if Tor Browser is not working
Como atualizar o Tor Browser
Como o Tor Browser lida com os extras, plug-ins e JavaScript
Como remover o Tor Browser do seu sistema
Aprenda mais sobre Tor para dispositivos móveis
Problemas conhecidos
Como instalar o Tor Browser num dispositivo removível
Como obter ajuda, comunicar um erro ou dar feedback
O Tor Browser utiliza a rede Tor para proteger a sua privacidade e anonimato. A utilização da rede Tor tem duas características principais:
O seu fornecedor de acesso à Internet e qualquer pessoa que esteja a ver a sua conexão localmente, não poderão rastrear a sua atividade na Internet, incluindo os nomes e endereços dos sites que visita.
Os operadores dos sites e serviços que utiliza, e qualquer um que os vigie, verão uma conexão proveniente da rede Tor em vez do seu endereço real de Internet (IP) e não saberão quem é, a não ser que se identifique explicitamente.
Além disso, o Tor Browser é concebido para impedir que os sites recolham as suas "impressões digitais" identificando-a/o a partir das configurações do seu browser.
Por predefinição, o Tor Browser não mantém qualquer histórico de navegação. OS ''cookies'' são apenas válidos para uma única sessão (até que Tor Browser seja fechado ou é solicitada uma Nova Identidade).
Tor é uma rede de túneis virtuais que permite-lhe melhorar a sua privacidade e a segurança na Internet. Tor envia o seu tráfego através de três servidores aleatórios (também conhecidos como retransmissores) na rede Tor. O último retransmissor no circuito (o "retransmissor de saída") depois envia o tráfego para fora, para a Internet pública.
The image above illustrates a user browsing a website over Tor where the traffic goes over multiple hops or relays, represented by the slices of onion, and is encrypted and decrypted at each hop.
A forma mais simples e segura para transferir o Tor Browser é através do ''site'' da Web oficial do Tor Browser em https://www.torproject.org/download. A sua ligação ao site será protegida utilizando HTTPS, o que torna muito mais difícil para alguém manipulá-la.
Contudo, pode haver alturas em que não consegue aceder ao ''site'' da Web do Projeto Tor: por exemplo, este poderá estar bloqueado na sua rede. Se isto acontecer, pode utilizar um dos métodos de transferência alternativos listados em baixo:
Se não está a conseguir transferir o Tor Browser do site da Web oficial do Projeto Tor, pode, em vez disso, tentar transferi-lo de um dos nossos mirrors oficiais, através de EFF ou de Calyx Institute.
O GetTor é um serviço que responde automaticamente a mensagens com links para a versão mais recente do Tor Browser, hospedado em vários locais, como Dropbox, Google Drive e GitHub.
Envie uma mensagem para gettor@torproject.org e escreva no corpo da mensagem apenas uma das palavras “windows”, “osx” ou “linux” (sem as aspas) de acordo com o seu sistema operativo. Por exemplo, para obter links para o download do Tor Browser para Windows, envie um e-mail para gettor@torproject.org com a palavra "windows".
GetTor irá responder com uma mensagem com hiperligações com as quais pode transferir o pacote do Tor Browser, a assinatura criptográfica (necessária para verificar a transferência), a impressão digital da chave utilizada para assinar e a "soma de verificação" do pacote. Poderá ser-lhe oferecida uma escolha entre um ''software'' de “32 bits” ou de “64 bits” conforme o modelo do computador que está a utilizar.
Enviar uma mensagem para @GetTor_Bot no Telegram.
Toque em 'Iniciar' ou escreva /start
no chat.
Seleccione a sua língua.
Existem duas opções para descarregar o Tor Browser.
O Tor Browser é baseado na versão ESR (Extended Support Release (Versão de Suporte Estendida)) do Mozilla Firefox, que é atualizada periodicamente para incluir atualizações críticas de segurança da versão principal do Firefox. Devido a estas atualizações, os sistemas operativos mais antigos podem eventualmente tornar-se incompatíveis com versões mais recentes das dependências de software que só estão disponíveis em versões mais recentes do sistema operativo. Manter o suporte de sistemas desatualizados comprometeria a segurança do Tor Browser, já que exigiria desativar recursos e mecanismos de segurança mais recentes que são cruciais para proteger o anonimato on-line dos utilizadores.
Note: Support for Windows 7, 8, and 8.1 and macOS 10.12 to 10.14 is discontinued with Tor Browser 14. Users on these legacy operating systems will continue to receive security updates for Tor Browser 13.5 for until at least March of 2025. We strongly advise users to update in order to maintain access to the most recent updates and security features provided by Tor Browser.
Sistemas Operativos (32 bits e 64 bits):
O Tor Browser é compatível com qualquer sistema operativo moderno baseado em Linux. Entre em contacto se encontrar algum problema durante a instalação.
Navegar para a página de transferência do Tor Browser.
Transfira o ficheiro .exe
do Windows.
(Recomendado) Verificar a assinatura do ficheiro.
Quando a transferência estiver concluída, clique duplo no ficheiro .exe
. Conclua o processo do assistente de instalação.
Navegar para a página de transferência do Tor Browser.
Transfira o ficheiro .dmg
do macOS.
(Recomendado) Verificar a assinatura do ficheiro.
Quando a transferência estiver concluída, duplo clique no ficheiro .dmg
. Conclua o processo do assistente de instalação.
Navegar para a página de transferência do Tor Browser.
Download the Linux .tar.xz
file.
(Recomendado) Verificar a assinatura do ficheiro.
Agora, siga o método gráfico ou o método de linha de comando:
Quando a transferência estiver concluída, extraia o arquivo utilizando um gestor de arquivos.
Navigate to the Tor Browser directory.
Click on the start-tor-browser.desktop
file to launch the browser.
Note: If these steps do not work, please try the following command-line method.
Quando o download estiver completo, extraia o arquivo com o comando tar -xf [TB archive]
.
A partir do diretório do Tor Browser, pode iniciar o Tor Browser executando:
./start-tor-browser.desktop
Nota: Se este comando não for executado, é provável que seja necessário tornar o ficheiro executável. Dentro deste diretório, execute: chmod +x start-tor-browser.desktop
To register Tor Browser as a desktop application and have it accessible from the application menus run this command:
./start-tor-browser.desktop --register-app
Veja aqui como atualizar o Tor Browser.
Quando iniciar o Tor Browser, verá a janela Ligar ao Tor. Isto oferece-lhe a opção de se ligar diretamente à rede Tor ou de configurar o Tor Browser para a sua ligação. Check the toggle if you want to get automatically connected to the Tor network.
Na maioria dos casos, escolher "Ligar" irá permitir-lhe ligar à rede Tor sem qualquer configuração adicional.
Uma vez clicado, aparecerá uma barra de estado, mostrando o progresso da ligação do Tor. Se estiver a utilizar uma ligação relativamente rápida, mas esta barra parece ficar bloqueada num determinado ponto, experimente o "Assistente de ligação" ou consulte a página Resolução de problemas para obter ajuda na resolução do problema. Ou, se souber que a sua ligação é censurada ou utiliza um proxy, deve clicar em "Configurar ligação".
Se o Tor estiver bloqueado na sua localização, tentar uma ponte pode ajudar. O Connection Assist pode escolher uma para si utilizando a sua localização.
If Connection Assist is unable to determine your location you can select your region from the dropdown menu and click on 'Try a Bridge'.
O Tor Browser vai guiá-lo por uma série de opções de configurações.
A Assistência de Ligação informa-o sobre o estado da sua ligação à Internet e da sua ligação à rede Tor.
A primeira caixa de seleção é 'Início Rápido'. Se estiver selecionada, sempre que abrir o Tor Browser, este tentará ligar-se com as suas definições de rede anteriores.
Se você sabe que sua conexão é censurada, ou se você tentou e falhou em conectar-se à rede Tor e nenhuma outra solução funcionou, você pode configurar o Tor Browser para usar um transporte conectável. 'Bridges' apresentará a secção Circumvention para configurar um transporte conectável ou para estabelecer uma ligação utilizando Bridges.
Se a tua ligação utiliza um proxy, podes configurá-lo clicando em 'Definições ...' contra 'Configurar como o Tor Browser se liga à Internet'. Na maioria dos casos, isto não é necessário. Normalmente, saberá se precisa de selecionar esta caixa de verificação porque as mesmas definições serão utilizadas para outros browsers no seu sistema. Se possível, peça ao seu administrador de rede ajuda. Se a sua ligação não utilizar um proxy, clique em "Ligar".
Browser fingerprinting is the systematic collection of information about the web browser to make educated guesses about its identity or characteristics. Each browser's settings and features create a "browser fingerprint". Most browsers inadvertently create a unique fingerprint for each user, which can be tracked across the internet. For more in-depth information on browser fingerprinting, refer to these articles on the Tor Blog: Browser Fingerprinting: An Introduction and the Challenges Ahead and Tor Browser: a legacy of advancing private browsing innovation.
First, there is no need to ask for permissions from the user to collect this information. Any script running in the browser can silently build a fingerprint of the device without users even knowing about it.
Second, if one attribute of the browser fingerprint is unique or if the combination of several attributes is unique, the device can be identified and tracked online. This means that even without cookies, a device can be tracked using its fingerprint.
Tor Browser is specifically engineered to minimize the uniqueness of each user's fingerprint across various metrics. While it is practically impossible to make all Tor Browser users identical, the goal is to reduce the number of distinguishable "buckets" for each metric. This approach makes it harder to track individual users effectively.
Certain attributes, like the operating system and language, are necessary for functionality and cannot be completely hidden or spoofed. Instead, Tor Browser limits the variety within these attributes to reduce distinctiveness. For example, it limits font enumeration and applies character fallback, standardizes screen and window sizes using letterboxing, and restricts the variety of requested languages to a small, predefined set.
The key goal of Tor Browser's anti-fingerprinting protections is to make it significantly more challenging to gather enough information to uniquely identify users, thereby enhancing privacy without compromising necessary functionality.
To prevent fingerprinting based on screen dimensions, Tor Browser starts with a content window rounded to a multiple of 200px x 100px. The strategy here is to put all users in a couple of buckets to make it harder to single them out. That works so far until users start to resize their windows (e.g. by maximizing them or going into fullscreen mode). Tor Browser ships with a fingerprinting defense for those scenarios as well, which is called Letterboxing, a technique developed by Mozilla and presented in 2019. It works by adding margins to a browser window so that the window is as close as possible to the desired size while users are still in a couple of screen size buckets that prevent singling them out with the help of screen dimensions.
In simple words, this technique makes groups of users of certain screen sizes and this makes it harder to single out users on basis of screen size, as many users will have same screen size.
In addition to letterboxing, Tor Browser employs many other features to mitigate browser fingerprinting and protect user privacy. These features include Canvas image extraction blocking, NoScript integration, user-agent spoofing, and first-party isolation. For a complete list of features, please read the Tor Browser design and implementation document.
O acesso direto à rede Tor pode às vezes ser bloqueado pelo seu "Provedor de Serviço à Internet" ou por um governo. Tor Browser inclui algumas ferramentas de evasão para contornar estes bloqueios. Estas ferramentas são chamadas de "transportes de ligação".
Atualmente, existem quatro tipos de transportes de ligação disponíveis, mas estão a ser desenvolvidos mais.
obfs4 | O obfs4 faz com que o tráfego Tor pareça aleatório, e também previne que os censores encontrem as pontes através de scanning na Internet. As pontes obfs4 têm menos probabilidades de serem bloqueadas do que as suas antecessoras, as pontes obfs3. |
meek | Os transportes "meek" fazem com que pareça que está a navegar por um grande ''site'' da Web em vez de utilizar o Tor. meek-azure faz com que pareça que está a utilizar um ''site'' da Web da Microsoft. |
Snowflake | O Snowflake encaminha a sua ligação através de proxies operados por voluntários para que pareça que está a fazer uma videochamada em vez de usar o Tor. |
WebTunnel | O WebTunnel oculta a sua ligação Tor, fazendo parecer que está a aceder a um site através de HTTPS. |
Para usar um transporte plugável, clique em "Configurar conexão" quando iniciar o Tor Browser pela primeira vez. Na secção "Pontes", localize a opção "Escolher uma das pontes integradas no Tor Browser" e clique na opção "Selecionar uma ponte integrada". No menu, selecione o transporte conectável que pretende utilizar.
Depois de ter selecionado o transporte conectável, clique em "Ligar" para guardar as suas definições.
Ou, se tiver o Tor Browser a funcionar, clique em "Definições" no menu de hambúrguer (≡) e depois em " Conexão" na barra lateral. Na secção "Pontes", localize a opção "Escolher uma das pontes integradas no Tor Browser" e clique na opção "Selecionar uma ponte integrada". Escolha o transporte conectável que pretende utilizar a partir do menu e clique "OK". As suas preferências serão automaticamente gravadas quando fecha a janela.
Cada um dos transportes listados no menu do Tor Bridge funciona de uma forma diferente, e a sua eficácia depende das circunstâncias individuais.
Se estiver a tentar contornar uma conexão bloqueada pela primeira vez, deve tentar transportes diferentes: obfs4, snowflake ou meek-azure.
Se tentar todas essas opções e ainda assim não conseguir conectar-se, será preciso pedir uma ponte ou inserir os endereços das pontes manualmente.
Os utilizadores na China terão provavelmente de se ligar a uma ponte obfs4 privada e não listada.
Contacte o nosso Bot do Telegram @GetBridgesBot e escreva /bridges
.
Ou envie uma mensagem de correio eletrónico para frontdesk@torproject.orgcom a frase "private bridge cn" no assunto da mensagem.
Se estiver a ligar de outro país, não se esqueça de incluir o seu país ou código de país no assunto da mensagem de correio eletrónico.
Leia a secção Pontes para saber o que são as pontes e como as obter.
A maior parte dos Pluggable Transports, como o obfs4, baseia-se na utilização de relés de "bridge". Tal como as retransmissores Tor comuns, as pontes são executadas por voluntários; ao contrário dos retransmissores comuns, contudo, estes não são listados publicamente, por isso um adversário não os pode identificar facilmente.
Usar pontes em conjunto com transportes plugáveis ajuda a esconder o facto de estares a usar o Tor, mas pode tornar a conexão mais lenta em comparação com o uso de retransmissores do Tor normais.
Outros transportes conectáveis, como o meek e o Snowflake, usam diferentes técnicas anti-censura que não dependem de encontrar endereços de ponte. Não é necessário obter endereços de ponte para utilizar estes transportes.
Porque os endereços de ponte não são públicos, terá de os solicitar. Tem algumas opções:
/start
ou /bridges
no chat. Copie os endereços de ponte e no:Se estiver a iniciar o Tor Browser pela primeira vez, clique em "Configurar ligação" para abrir a janela de definições do Tor. In the "Bridges" section, locate the option to "Find more bridges" and click on "Request bridges" for Tor Project to provide a bridge. Preencha o Captcha e clique em "Submeter". Clique em "Ligar" para guardar as suas definições.
Ou, se tiver o Tor Browser a funcionar, clique em "Definições" no menu de hambúrguer (≡) e depois em " Conexão" na barra lateral. In the "Bridges" section, locate the option to "Find more bridges" and click on "Request bridges" for Tor Project to provide a bridge. Preencha o Captcha e clique em "Submeter". As suas preferências serão automaticamente gravadas quando fecha a janela.
Se estiver a iniciar o Tor Browser pela primeira vez, clique em "Configurar ligação" para abrir a janela de definições do Tor. In the "Bridges" section, from the option "Enter bridge addresses you already know" click on "Add new bridges" and enter each bridge address on a separate line. Clique em "Ligar" para guardar as suas definições.
Ou, se tiver o Tor Browser a funcionar, clique em "Definições" no menu de hambúrguer (≡) e depois em " Conexão" na barra lateral. In the "Bridges" section, from the option "Enter bridge addresses you already know" click on "Add new bridges" and enter each bridge address on a separate line. As suas preferências serão automaticamente gravadas quando fecha a janela.
Se a sua ligação falha, as pontes que recebeu podem estar desligadas. Por favor, utilize um dos métodos acima para obter mais endereços de ponte e tente novamente.
Cada endereço de ponte é representado por uma sequência de caracteres emoji denominados Bridge-mojis. Os emojis de ponte podem ser utilizados para validar se a ponte pretendida foi adicionada com êxito.
Bridge-mojis são identificadores de ponte legíveis por humanos e não representam a qualidade da conexão com a rede Tor ou o estado da ponte. A linha de emojis não pode ser usada como entrada. Os utilizadores têm de providenciar o endereço completo da ponte para poderem conectar-se com ela.
Os endereços de pontes podem ser partilhados com o código QR ou pela cópia total do endereço.
Quando acede a um site, não é apenas os operadores daquele site que podem registar as informações sobre a sua visita. A maior parte dos sites atuais usam inúmeros serviços de terceiros, inclusive os de botões 'Curtir' das redes sociais, rastreadores de dados e janelas de publicidade, capazes de associar a sua atividade entre os vários sites que visita.
O uso da rede Tor impede que observadores possam descobrir a sua localização exata e o seu endereço IP. No entanto, mesmo sem essas informações, é possível associar informações de origens diversas. Por isso, o Tor Browser inclui algumas funcionalidades adicionais para o ajudar a controlar as informações que podem ser associadas à sua identidade.
Tor Browser centra a sua experiência da Web em torno da sua interação com os sites da Web na barra de caminho (URL). Mesmo que aceda a dois sites diferentes que utilizem o mesmo serviço de monitorização oferecido por terceiros, o Tor Browser irá forçar o tráfego do conteúdo por dois circuitos Tor diferentes, e assim, o rastreador não saberá que ambas as ligações são originárias do seu browser.
Por outro lado, todas as conexões a um único endereço de um site serão feitas através do mesmo circuito do Tor, o que significa que você pode navegar por diferentes páginas de um único site em vários separadores ou janelas sem que haja perda de funcionalidade.
Pode ver um diagrama do circuito que o Tor Browser está a utilizar para o separador atual no menu de informações do site, na barra de endereços.
No circuito, o nó de guarda ou de entrada é o primeiro nó e é automática e aleatoriamente selecionado pelo Tor. Mas é diferente dos outros nós do circuito. Para evitar ataques de profiling, o nó Guard só muda ao fim de 2-3 meses, ao contrário dos outros nós, que mudam a cada novo domínio. Para mais informações sobre Guardas, consulte o FAQ e o Portal de Apoio.
Apesar do Tor Browser ser concebido para permitir um total anonimato do utilizador na Web, em algumas situações também faz sentido utilizar o Tor para visitar ''sites'' da Web que requerem nomes de utilizador, palavras-passe, ou outra informação de identificação.
Se inicia a sessão num ''site'' da Web utilizando um browser comum, também revela o seu endereço de IP e a sua localização geográfica no processo. O mesmo acontece quando envia uma mensagem. Iniciar a sessão na sua conta de uma rede social ou contas de ''e-mail'' utilizando o Tor Browser pode escolher exatamente qual a informação que deseja revelar nos ''sites'' da Web que navega. Iniciar a sessão utilizando o Tor Browser também é útil se o ''site'' da Web que está a tentar aceder está censurado na sua rede.
Quando inicia a sessão num ''site'' da Web com o Tor, tenha em conta alguns pontos importantes:
O Tor Browser possui as opções "Nova Identidade" e "Novo Circuito Tor para este Site". Elas também estão localizadas no hambúrguer ou no menu principal (≡).
Esta opção é útil se quiser impedir que as atividades futuras no browser sejam relacionadas à sua atividade anterior. Se selecionada, ela fechará todos os separadores e janelas abertas, irá eliminar todas as informações privadas, tais como cookies e histórico de navegação, e utilizará novos circuitos do Tor para todas as conexões. O Tor Browser irá mostrar um aviso de que todas atividades e descarregamentos serão interrompidos. Por isso tenha isso em conta antes de clicar em "Nova Identidade".
Para usar esta opção, apenas tem de clicar em "Nova Identidade" na barra de ferramentas do Tor Browser.
Esta opção é útil se o exit relay que está a utilizar não consegue ligar-se ao website que pretende, ou não o está a carregar corretamente. Selecionando-o fará com que a aba ou janela atualmente ativa seja recarregada sobre um novo circuito Tor. Outros separadores e janelas abertos do mesmo website utilizarão também o novo circuito assim que forem recarregados. Esta opção não limpa qualquer informação privada ou desvincula a sua atividade, nem afeta as suas ligações atuais a outros websites.
Também pode aceder a esta opção na nova visualização de circuitos, no menu de informações do site, na barra de endereços.
Os serviços Onion (anteriormente conhecidos como "serviços ocultos") são serviços, como sítios Web, que só são acessíveis através da rede Tor.
Os serviços Onion oferecem uma série de vantagens em relação aos serviços na Web não privados:
Tal como qualquer outro sítio Web, terá de saber o endereço de um serviço onion para se ligar a ele. Um endereço onion é composto por 56 letras e números, seguidos de ".onion".
Quando acede a um site da Web que utiliza um serviço onion, o Tor Browser irá mostrar na barra de endereço um ícone de uma cebola exibindo o estado da sua ligação: segura e a utilizar um serviço onion. You can learn more about the onion service by clicking on the onion icon and the adjacent Circuit Display in the address bar.
Outra maneira de conhecer um site onion é se um administrador do site tiver implementado uma funcionalidade chamada Localização-Onion. Onion-Location é um header HTTP não-comum que websites podem utilizar para publicar os seus homólogos onion. Se o website que estiver a visitar tiver um site onion disponível, uma sugestão roxa aparecerá na barra do URL do Tor Browser mostrando ".onion disponível". Quando clica em ".onion disponível", o website será recarregado e redirecionado para o seu homólogo onion.
Um serviço onion autenticado é um serviço como um site onion que requer que o cliente forneça um token de autenticação antes de aceder ao serviço. Como utilizador do Tor, pode autenticar-se diretamente no Tor Browser. Para aceder a este serviço, são necessárias credenciais de acesso do operador do serviço onion. Ao acessar um serviço onion autenticado, o Tor Browser mostrará na barra de URL um ícone de uma pequena chave cinza, acompanhada de uma dica de ferramenta. Introduza a sua chave privada válida no campo de introdução.
Se não conseguir conectar-se a um site onion, o Tor Browser fornecerá uma mensagem de erro específica informando por que o site não está disponível. Os erros podem ocorrer em diferentes níveis: erros de cliente, erros de rede ou erros de serviço. Alguns destes erros podem ser corrigidos seguindo a secção Resolução de problemas. A tabela abaixo mostra todos os erros possíveis e as ações que devem ser tomadas para resolver o problema.
Código | Título do erro | Descrição resumida |
---|---|---|
0xF0 | Onionsite não encontrado | A causa mais provável é que o onionsite esteja offline. Entre em contacto com o administrador do onionsite. |
0xF1 | Onionsite não pode ser alcançado | O onionsite não pode ser alcançado devido a um erro interno. |
0xF2 | Onionsite desconectado | A causa mais provável é que o onionsite esteja offline. Entre em contacto com o administrador do onionsite. |
0xF3 | Não foi possível conectar ao Onionsite | O onionsite está ocupado ou a rede Tor está sobrecarregada. Tente novamente mais tarde. |
0xF4 | Onionsite requer autenticação | O acesso ao onionsite requer uma chave, mas nenhuma foi fornecida. |
0xF5 | Falha na autenticação do Onionsite | A chave fornecida está incorreta ou foi revogada. Entre em contacto com o administrador do Onionsite. |
0xF6 | Endereço inválido do site da cebola | O endereço do site da cebola fornecido é inválido. Por favor, verifique se o inseriu corretamente. |
0xF7 | Criação de circuito no onionsite com tempo esgotado | Falha na conexão com o onionsite, possivelmente devido a uma conexão de rede pobre. |
Se não conseguir aceder ao serviço onion que solicitou, certifique-se de que introduziu corretamente o endereço onion: mesmo um pequeno erro impedirá o Tor Browser de aceder ao sítio.
Se está a tentar aceder a um serviço onion de 16 caracteres (o "formato V2" mais curto), este tipo de endereço já não funciona na atual rede Tor.
Também pode testar se consegue aceder a outros serviços onion ligando-se ao DuckDuckGo's Onion Service.
Se continuar a não conseguir ligar-se ao serviço onion depois de verificar o endereço, tente novamente mais tarde. Pode haver um problema temporário de ligação ou os operadores do sítio podem ter permitido que este ficasse offline sem aviso.
Se a informação pessoal, tal como uma palavra-passe da sessão, viaja pela Internet sem serem encriptada, esta pode ser facilmente intercetada por um espião. Se estiver a iniciar a sessão numa conta em qualquer site da Web, certifique-se que o site oferece encriptação HTTPS, que protege contra este tipo de espionagem. Pode verificar isso na barra de endereço: se sua ligação está encriptada, o endereço começará com “https://” em vez de “http://”.
O modo HTTPS-Only força todas as ligações a sítios Web a utilizarem uma ligação encriptada segura denominada HTTPS. A maioria dos sítios Web já suporta HTTPS; alguns suportam tanto HTTP como HTTPS. A ativação deste modo garante que todas as suas ligações a sítios Web são atualizadas para utilizar HTTPS e, por conseguinte, são seguras.
Alguns sítios Web apenas suportam HTTP e a ligação não pode ser atualizada. Se não estiver disponível uma versão HTTPS de um sítio, verá uma página "Ligação segura não disponível":
Se clicar em "Continuar para o sítio HTTP", aceita o risco e visitará uma versão HTTP do sítio. O modo HTTPS-Only será desativado temporariamente para esse sítio.
Clique no botão "Voltar atrás" se pretender evitar quaisquer ligações não encriptadas.
O Tor Browser apresenta um aviso de segurança se um endereço de criptomoeda tiver sido copiado de um site HTTP inseguro. O endereço da criptomoeda pode ter sido modificado e não é confiável. Clicar em "Recarregar página com um novo circuito" tentará carregar uma versão segura do site com um novo circuito do Tor.
Se clicar em "Dispensar", irá aceitar o risco e o endereço da criptomoeda será copiado para a área de transferência.
A seguinte visualização mostra que tipos de informações são visíveis para espiões com e sem o Tor Browser e a criptografia HTTPS:
Por predefinição, o Tor Browser protege a sua segurança, encriptando os seus dados de navegação. Pode aumentar ainda mais a sua segurança optando por desativar determinadas funcionalidades da Web que podem ser utilizadas para comprometer a sua segurança e anonimato. Pode fazer isto, aumentando os Níveis de Segurança do Tor Browser no menu do escudo. Subir o nível de segurança do Tor Browser fará com que certos sites funcionem incorretamente, por isso deve ter em consideração as suas necessidades de segurança e o grau de usabilidade que requere.
As "Definições de Segurança" podem ser acedidas clicando no ícone "Escudo" ao lado da barra do URL do Tor Browser. Para ver e ajustar as suas definições de segurança, clique no botão "Definições" no menu do escudo.
Aumentar o nível de Segurança nas Preferências de Segurança do Tor Browser irá desativar parcial ou totalmente alguns componentes do browser para o proteger contra possíveis ataques. Pode ativar estas definições novamente a qualquer momento ajustando o seu 'Nível de Segurança'.
Este nível desativa funcionalidades do site que muitas vezes são perigosas. Isto pode causar que alguns sites percam a funcionalidade.
O JavaScript está desativado em todos os sites que não sejam HTTPS; alguns tipos de letra e símbolos matemáticos estão desativados; o áudio e o vídeo (multimédia HTML5) são de reprodução por clique.
Este nível permite apenas as funcionalidades de sites necessários para os sites estáticos e serviços básicos. Estas mudanças afetam imagens, media e scripts.
O Javascript está desativado em todos os websites por padrão; alguns tipo de letra, ícones, símbolos matemáticos e imagens estão desativados; áudio e vídeo (HTML5 media) são presse-para-ver.
Deveria conseguir iniciar a navegação na Web utilizando o Tor Browser logo após a execução do programa, e clicar no botão "Ligar", se estiver a utilizá-lo pela primeira vez.
O Assistente de ligação informa-o sobre o estado da sua ligação à Internet se clicar em "Testar".
Verifica a tua ligação à Internet se diz 'Offline'. Se a sua conexão com a Rede Tor não for estabelecida e aparecer 'Não conectado', os seguintes passos podem ser úteis.
Se o Tor Browser não se ligar, pode haver uma solução simples. Experimente cada uma das seguintes opções:
Na maioria dos casos, dar uma olhada nos registos do Tor pode ser útil para diagnosticar o problema. Se tiver problemas de ligação, pode aparecer uma mensagem de erro e pode selecionar a opção "copiar o registo do Tor para a área de transferência". E depois cole esse registo do Tor num ficheiro de texto ou documento similar.
Se não vires esta opção e tiveres o Tor Browser aberto, podes navegar até ao menu de hambúrguer ("≡"), depois clicar em "Definições" e, por fim, em "Ligação" na barra lateral. No final da página, à beira de "Ver os logs do Tor", clique no botão "Ver logs...".
Em alternativa, no GNU/Linux, para ver os registos diretamente no terminal, navegue até ao diretório do Tor Browser e inicie o Tor Browser a partir da linha de comandos, executando:
./start-tor-browser.desktop --verbose
Ou para guardar os registos num ficheiro (predefinição: tor-browser.log):
./start-tor-browser.desktop --log [file]
Para mais informações sobre este assunto, consulte o Portal de Apoio.
Se mesmo assim não conseguires ligar-te, o teu fornecedor de serviços de Internet pode estar a censurar as ligações à rede Tor. Leia a secção Circunvenção para obter soluções possíveis.
O Tor Browser está em constante desenvolvimento e alguns problemas são conhecidos, mas ainda não foram corrigidos. Consulte a página Problemas conhecidos para ver se o problema que está a ter já está listado.
O Tor Browser deve ser sempre atualizado. Se continuar a utilizar uma versão antiga do programa, expõe-se a sérios problemas de segurança, que comprometem a sua privacidade e anonimato.
O Tor Browser solicitará que você atualize o software assim que uma nova versão for lançada: o menu principal (≡) exibirá um círculo verde com uma seta voltada para cima, e você poderá ver um indicador de atualização escrito quando o Tor Browser for aberto. Podes atualizar automaticamente ou manualmente.
Quando for solicitado para atualizar o Tor Browser, clique no menu principal (≡) e selecione "Atualização disponível - reinicie agora".
Aguarde até que a atualização seja transferida e instalada, depois o Tor Browser irá reiniciar-se. Agora estará a utilizar a última versão do Tor.
Quando lhe for perguntado se quer atualizar o Tor Browser, termine a sessão de navegação e feche o programa.
Remova o Tor Browser do seu sistema, eliminando a pasta que o contém (consulte a secção Desinstalar para mais informações).
Visite a página https://www.torproject.org/download/ e transfira uma cópia do último lançamento do Tor Browser e instale-a.
O JavaScript é uma linguagem de programação que os sites usam para oferecer elementos interativos tais como vídeo, animação, áudio e linhas temporais de estado. Infelizmente, o JavaScript também pode permitir ataques contra a segurança do browser, o que pode levar a fugas de informação privada.
O Tor Browser inclui uma extensão chamada NoScript. É acessível através de "Extensões e temas" no menu hambúrguer (≡). Locate the NoScript add-on and click on it to open a panel where you can customize its settings.
No painel, ao lado do botão da barra de ferramentas, selecione "Mostrar". Isto vai mostrar o botão "NoScript" à direita da barra de endereços do browser. Este botão permite gerir o JavaScript e outros scripts em páginas Web, controlando a sua execução individualmente ou bloqueando-os totalmente.
O utilizadores que exijam um alto grau de segurança na sua navegação web devem ajustar o Nível de Segurança até ao ajuste "Mais Seguro" (que desativa o Javascript em todos os sites sem HTTPS) ou "Segurança Máxima". No entanto, desativar JavaScript vai impedir muitos sites de serem exibidos corretamente, portanto, a definição predefinida do Tor Browser é permitir que todos os sites executem scripts no modo "Predefinido".
O Tor Browser é baseado no Firefox, e quaisquer extras ou temas do browser que sejam compatíveis com o Firefox também podem ser instalados no Tor Browser.
No entanto, apenas as extensões que tiverem sido testadas para utilização com o Tor Browser são incluídas como padrão. Se instalar qualquer outra extensão do browser pode quebrar a funcionalidade do Tor Browser ou causar problemas mais sérios que afetem a sua privacidade e segurança. É fortemente desaconselhado instalar extensões adicionais e o Projeto Tor não fornece suporte para essas configurações.
O Flash era um software multimédia utilizado pelos sítios Web para apresentar vídeos e outros elementos interativos, como jogos. Foi desativado por predefinição no Tor Browser porque poderia revelar a sua localização real e o seu endereço IP. O Tor Browser já não suporta Flash e não pode ser ativado.
A maioria das funcionalidades do Flash foi substituída pela norma HTML5, que depende fortemente do JavaScript. As plataformas de vídeo, como o YouTube e o Vimeo, transitaram para HTML5 e já não utilizam Flash.
Remover o Tor Browser do seu sistema é simples:
No Windows:
No macOS:
~/Library/Application Support/
.~/Library/Application Support/
na janela e clique em Ir.Note que se não instalou o Tor Browser na localização padrão (a pasta de Aplicações), então a pasta TorBrowser-Data não estará na pasta ~/Library/Application Support/
, estando em vez disso na pasta onde instalou o Tor Browser.
No Linux:
./start-tor-browser.desktop --unregister-app
Note que a ferramenta "Desinstalar" normal do seu sistema operativo não é utilizada.
O Tor Browser para Android é o único browser oficial suportado e desenvolvido pelo Tor Project. É como o Tor Browser para desktop, mas no seu aparelho Android. Algumas das funcionalidades mais importantes do Tor Browser para Android incluem: reduzir o monitoramento entre websites, defender contra vigilância, resistir "browser fingerprinting" e evadir censura.
Existe o Tor Browser for Android e o Tor Browser for Android (alpha). Utilizadores não técnicos devem usar o Tor Browser for Android, visto que é estável e com menor probabilidade de ter erros. O Tor Browser para Android está disponível na Play Store, no F-Droid e no sítio Web do Projeto Tor. É bastante arriscado descarregar o Tor Browser de fora destas três plataformas.
Pode instalar o Tor Browser for Android através da Google Play Store.
O Guardian Project fornece o Tor Browser for Android no seu repositório do F-Droid. Se preferir instalar a app através do F-Droid, por favor siga estes passos:
Instale a aplicação F-Droid no seu dispositivo Android a partir do sítio Web do F-Droid
Depois de instalar o F-Droid, abra a app.
No canto inferior direito, clique em "Definições".
Na secção "As Minhas Aplicações", abra Repositórios.
Ative o "Guardian Project Official Releases".
Agora o F-Droid vai descarregar a lista de aplicações do repositório do Guardian Project (Nota: pode demorar alguns minutos).
Clique no botão para retroceder no canto superior esquerdo.
Clique em "Últimas" no canto inferior esquerdo.
Abra o ecrã de pesquisa clicando na lupa no canto inferior direito.
Procure por "Tor Browser for Android".
Abra o resultado que seja feito pelo "The Tor Project" e instale.
Também pode obter o Tor Browser para Android descarregando e instalando a apk através do website do Tor Project.
When you run Tor Browser for the first time, you will see the option to connect directly to the Tor network, or to configure Tor Browser for your connection.
Na maioria dos casos, escolher "Ligar" irá permitir-lhe ligar à rede Tor sem qualquer configuração adicional. Once tapped, a status bar will appear, indicating Tor's connection progress. If you are on a relatively fast connection, but the progress bar gets stuck at a certain point, you might have to configure Tor Browser.
If you know that your connection is censored, you should tap on "Configure connection". Navigate to the 'Connection' section of the Settings. Se sabe que a sua ligação está censurada, ou se tentou e não conseguiu ligar-se à rede Tor e nenhuma outra solução funcionou, toque em 'Config Bridge'. You will then be taken to the 'Config Bridge' screen to configure a pluggable transport.
Os retransmissores de ponte são retransmissores Tor que não estão listados no diretório Tor público. As pontes são úteis para os utilizadores do Tor que estejam em regimes repressivos e para pessoas que queiram uma segurança extra porque estão preocupados que alguém saiba que estão a contactar um endereço IP público de um retransmissor Tor.
To use a pluggable transport, tap on "Configure Connection" when starting Tor Browser for the first time. Navigate to the 'Connection' section of the Settings and tap on 'Config Bridge' to configure a bridge. O ecrã seguinte oferece a opção de utilizar uma ponte incorporada ou uma ponte personalizada. Toggle "Use a Bridge" option, which will present three options: "obfs4", "meek-azure", and "snowflake".
Se escolher a opção "Fornecer uma ponte que conheço", tem de introduzir um endereço de ponte.
Quando o Tor Browser estiver a funcionar, verá isso no painel de notificações do seu dispositivo depois de o expandir, juntamente com o botão "OVA IDENTIDADE". Ao tocar neste botão, obtém uma nova identidade. Ao contrário do Tor Browser para Desktop, o botão "NOVA IDENTIDADE" no Tor Browser para Android não impede que sua atividade subsequente no browser seja vinculada ao que você estava fazendo antes. Ao selecioná-lo, apenas altera o seu circuito Tor. Note: New Identity feature is not working in latest versions of Tor Browser for Android. Bug #42589
Security levels disable certain web features that can be used to compromise your security and anonymity. O Tor Browser para Android oferece os mesmos três níveis de segurança que estão disponíveis no computador. Pode alterar o nível de segurança seguindo os passos indicados:
Tor Browser must be kept updated at all times. If you continue to use an outdated version of the software, you may be vulnerable to serious security flaws that compromise your privacy and anonymity. É possível atualizar o Tor Browser automaticamente ou manualmente.
Este método pressupõe que tem o Google Play ou o F-Droid instalado no seu dispositivo móvel.
Toque em "Definições" e, em seguida, vá para "Gerir aplicações instaladas". No ecrã seguinte, selecione Tor Browser e, por fim, toque no botão "Atualizar".
Visite o site do Projeto Tor e baixe uma cópia da última versão do Tor Browser, então instale como antes. Na maioria dos casos, esta última versão do Tor Browser será instalada sobre a versão anterior, atualizando assim o browser. Se isto não conseguir atualizar o browser, poderá ter de desinstalar o Tor Browser antes de o reinstalar. Com o Tor Browser fechado, remova-o do seu sistema desinstalando-o através das definições do seu dispositivo. Dependendo da marca do seu dispositivo móvel, navegue até Definições > Aplicações, selecione Tor Browser e toque no botão "Desinstalar". Depois disso, descarregue a versão mais recente do Tor Browser e instale-a.
O Tor Browser para Android pode ser desinstalado diretamente do F-Droid, do Google Play ou das definições de aplicações do seu dispositivo móvel.
Toque em "Definições" e, em seguida, vá para "Gerir aplicações instaladas". No ecrã seguinte, selecione Tor Browser e, por fim, toque no botão "Desinstalar".
Dependendo da marca do seu dispositivo móvel, navegue até Definições > Aplicações, selecione Tor Browser e toque no botão "Desinstalar".
Para ver os seus registos Tor:
To copy the Tor logs to the clipboard, tap on the "Copy" button at the bottom of the screen.
Para solucionar alguns dos problemas mais comuns, consulte a entrada do Portal de Apoio.
De momento, existem algumas funcionalidades que não estão disponíveis no Tor Browser para Android, mas que estão atualmente disponíveis no Tor Browser para computador.
O Orfox foi lançado pela primeira vez em 2015 pelo The Guardian Project, com o objetivo de dar aos utilizadores do Android uma forma de navegar na Internet através do Tor. Nos três anos seguintes, a Orfox melhorou continuamente e tornou-se uma forma popular das pessoas navegarem na Internet com mais privacidade do que os browsers normais, e a Orfox foi crucial para ajudar as pessoas a contornar a censura e a aceder a sítios bloqueados e a recursos críticos. Em 2019, o Orfox foi descontinuado após o lançamento do Tor Browser oficial para Android.
O Orbot é uma aplicação proxy gratuita que permite que outras aplicações utilizem a rede Tor. O Orbot utiliza o Tor para encriptar o seu tráfego na Internet. Depois, pode utilizá-lo com outras aplicações instaladas no seu dispositivo móvel para contornar a censura e proteger-se contra a vigilância. O Orbot pode ser descarregado e instalado a partir do Google Play. Confira o nosso Portal de Apoio para saber se você precisa do Tor Browser para Android e do Orbot ou qualquer um deles.
Não existe um Tor Browser para iOS. Nós recomendamos uma aplicação de iOS chamada de Onion Browser, que é de código aberto, usa o reencaminhamento Tor e é desenvolvida por alguém que trabalha de perto com o Projeto Tor. Contudo, a Apple exige que os browsers no iOS usem algo chamado de Webkit, que impede que o Onion Browser tenha as mesmas proteções de privacidade que o Tor Browser.
Saiba mais sobre o Onion Browser. Transferir Onion Browser da Loja de Aplicações.
Não há atualmente nenhum método suportado para executar o Tor em Windows Phones antigos, mas no caso dos telefones mais recentes da marca Microsoft/promovidos, os mesmos passos em Tor Browser on Android podem ser seguidos.
O Tor necessita que o seu relógio do sistema (e o fuso horário) estejam configurados corretamente.
Proteção antivírus ou malware que impede os utilizadores de acederem ao Tor Browser. Por vezes, também aparecem com falsos positivos relativos a malware e/ou vulnerabilidades. Pode ler mais sobre este assunto no nosso Portal de Apoio. Os seguintes softwares antivírus e de firewall são conhecidos por interferir com o Tor e podem precisar ser temporariamente desativados:
As VPNs também tendem a interferir com o Tor e precisam de ser desativadas. Também não recomendamos a utilização conjunta de VPN e Tor, a menos que seja um utilizador avançado que saiba como configurar ambos de forma a não comprometer a sua privacidade. Pode encontrar informações mais detalhadas sobre Tor + VPN na nossa wiki.
Os vídeos que requerem o Adobe Flash não estão disponíveis. O Flash está desativado por razões de segurança.
O Tor não pode usar uma ponte caso tenha sido configurado um proxy.
O pacote do Tor Browser é datado de 1 de janeiro de 2000 00:00:00 UTC. Isto destina-se a garantir que cada construção de software é exatamente reproduzível.
Problemas ao tornar o Tor Browser como o seu browser predefinido.
Se o Tor Browser estava a funcionar antes e não está a funcionar agora (especialmente após uma reinstalação ou uma atualização), o seu sistema pode ter estado a hibernar. Uma reinicialização do sistema, nesse caso, resolverá o problema.
O Tor não inicia no Windows quando o caminho da pasta contém caracteres não-ascii.
O BitTorrent não é anónimo através do Tor.
Web Authentication (WebAuthn) and Universal 2nd Factor (U2F) (i.e. YubiKey) support is disabled in Tor Browser.
Se preferível, o Tor Browser pode ser tornado portátil extraindo-o do seu archivo diretamente para um dispositivo amovível, como uma pen USB ou um cartão SD. É recomendado usar um dispositivo com capacidades de escrita para que o Tor Browser seja atualizado consoante a necessidade.
Para Windows:
Ligue a sua media removível e formate-a. Qualquer tipo de sistema de archi servirá.
Navegue até à página de transferência do Tor Browser.
Transfira o ficheiro .exe
de Windows e guarde-o diretamente no seu disco.
(Recomendado) Verificar a assinatura dos ficheiros.
Quando a transferência estiver concluída, clique no ficheiro .exe
e comece o processo de instalação.
Quando o instalador perguntar onde quer instalar o Tor Browser, selecione o seu dispositivo amovível.
Para macOS:
Ligue o suporte de dados amovível e formate-o. Tem de utilizar o formato Mac OS Extended (Journaled).
Navegue até à página de transferência do Tor Browser.
Transfira o ficheiro .dmg
de macOS e guarde-o diretamente no seu disco.
(Recomendado) Verificar a assinatura dos ficheiros.
Quando a transferência estiver concluída, clique no ficheiro .dmg
e comece o processo de instalação.
Quando o instalador perguntar onde quer instalar o Tor Browser, selecione o seu dispositivo amovível.
Para GNU/Linux:
Ligue a sua media removível e formate-a. Qualquer tipo de sistema de archi servirá.
Navegue até à página de transferência do Tor Browser.
Transfira o ficheiro .tar.xz
de Linux e guarde-o diretamente no seu disco.
(Recomendado) Verificar a assinatura dos ficheiros.
Quando a transferência estiver concluída, também extraia o arquivo para o mesmo dispositivo.
Quando nos enviar um pedido de assistência, comentários ou comunicar um erro, inclua o máximo de informações possível:
De segunda a quinta-feira: os nossos canais de apoio ao utilizador no e-mail, Telegram, WhatsApp e Signal estão operacionais.
De sexta-feira a domingo: a linha de apoio está encerrada. A nossa equipa responderá às suas mensagens na segunda-feira.
Existem várias formas de entrar em contacto connosco, por isso, utilize a que for melhor para si.
Temos vários bots e canais oficiais do Telegram:
Nós recomendamos pedir ajuda no Fórum Tor. É necessário criar uma conta para enviar um novo tópico. Por favor, reveja as nossas diretrizes de discussão e verifique os tópicos existentes antes de perguntar. De momento, para obter uma resposta mais rápida, escreva em inglês. Se encontrou um erro, por favor use GitLab.
Pode contactar a nossa equipa de apoio através de uma mensagem de texto para o nosso número de WhatsApp: +447421000612. Este serviço só está disponível para mensagens de texto; vídeos ou chamadas não são suportados.
Pode obter ajuda enviando uma mensagem de texto para o nosso número de sinal: +17787431312. A Signal é uma aplicação de mensagens gratuita e centrada na privacidade. Atualmente, o nosso canal de suporte está disponível em inglês e russo e concentra-se em ajudar os utilizadores do Tor em regiões censuradas. O serviço só está disponível para mensagens de texto; vídeos ou chamadas não são suportados. Depois de enviar uma mensagem, os nossos agentes de apoio irão orientá-lo e ajudá-lo a resolver o seu problema.
Envie-nos uma mensagem de correio eletrónico para frontdesk@torproject.org
Na linha de assunto da sua mensagem eletrónica, diga-nos o que está a denunciar. Quanto mais específico for o assunto (por exemplo, "Falha na ligação", "feedback sobre o sítio Web", "feedback sobre o Tor Browser", "Preciso de uma ponte"), mais fácil será para nós compreender e dar seguimento. Por vezes, quando recebemos mensagens de correio eletrónico sem linhas de assunto, estas são marcadas como spam e não as vemos.
Para obter uma resposta mais rápida, escreva em inglês, russo, espanhol, hindi, bangla e/ou português, se possível. Se nenhuma destas línguas funcionar para si, escreva em qualquer língua com que se sinta confortável, mas tenha em atenção que demoraremos um pouco mais a responder, uma vez que precisaremos de ajuda na tradução para o compreender.
Você pode nos encontrar no canal #tor
no OFTC ou no Canal de apoio ao utilizador Tor no Matrix. Nós podemos não responder imediatamente, mas nós verificamos o backlog e retornaremos quando pudermos.
Aprender a ligar-se ao IRC / Matrix.
Em primeiro lugar, verifique se o erro já é conhecido. Pode pesquisar e ler todas as edições em https://gitlab.torproject.org/. Para criar um novo problema, por favor solicite uma nova conta para acessar a instância GitLab do Projeto Tor e encontre o repositório correto para relatar seu problema. Nós rastreamos todos os problemas relacionados ao Tor Browser em Tor Browser issue tracker. Os problemas relacionados com os nossos sítios Web devem ser registados no Web issue tracker.